Pensar a Educação Física na Escola:
Para uma formação cultural da infância e da juventude
Dr. Tarcísio Mauro Vago
Dr. Tarcísio Mauro Vago
O presente texto traz para reflexão cinco maneiras de pensar a Educação Física na escola.
1) Pensar o lugar da Educação Física: A escola e seus vínculos com as culturas.
1) Pensar o lugar da Educação Física: A escola e seus vínculos com as culturas.
O lugar é a escola. Um lugar com uma identidade, uma responsabilidade social, uma expectativa. A escola é um lugar de culturas, das culturas e um lugar entre culturas.
- A escola é um lugar de culturas porque seus protagonistas (alunos, professores e funcionários) são produtores de cultura.
- A escola é um lugar de circulação das culturas porque tem como responsabilidade realizar o humano direito a um patrimônio por todos produzidos: conhecer, fruir e usufruir as culturas produzidas pelos humanos.
- A escola é um lugar entre culturas porque estabelece relações com outros lugares em que os humanos produzem suas culturas.
2) Pensar os humanos que produzem a escola e a Educação Física: Seres de Cultura.
Pensar o ser humano como ser de cultura se torna essencial quando está em questão é a experiência que se pode organizar e viver na escola, experiência que se traduz em uma formação cultural que recobre um tempo fundamental na vida.
3) Reconhecer professores e estudantes como sujeitos praticantes.
3) Reconhecer professores e estudantes como sujeitos praticantes.
Cabe ao professor contribuir para a formação cultural de uma criança, de um adolescente, de um jovem, de um adulto, e realizar uma intervenção sobre as práticas culturais que circulam na “sociedade” porque cada ser humano é expressão delas. Cabe também ao professor na relação com o aluno, respeitar e qualificar os momentos particulares de suas histórias de vida.
4) Pensar o humano direito ao corpo.
Compreender a realidade biológica do corpo é imprescindível, no entanto deve se levar em consideração a sua realidade cultural, um corpo capaz de guardar e expressar historias.
5) Pensar a Educação Física na educação básica: para um projeto de formação cultural da infância e da juventude.
A educação física tem potência para ser um tempo de fruir, de usufruir, de viver e de produzir essa cultura, um lugar de enriquecer a experiência humana, posto que essas práticas são possibilidades afetivas, lúdicas e estéticas de apreender e entender o mundo – e de agir nele.
Temos que repensar a Educação Física, ela é muito mais que uma aula de movimento. Ela é um espaço de socialização, de respeitar a individualidade e totalidade de cada um.
ResponderExcluirGraduanda Leandra Sousa.