Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Apresentação do artigo: O Primeiro olhar:experiência com imagens na Educação Física escolar.

O Primeiro Olhar: experiência com imagens na Educação Física escolar.

Márcio Romeu Ribas de Oliveira[1]

Giovani De Lorenzi Pires[2]



[1] Professor da Uniguaçu/PR e da Prefeitura de Florianópolis/SC. Mestre em Educação Física/Teoria e Prática Pedagógica pela UFSC. Contato: marcioromeu72@hotmail.com

[2] Professor Adjunto do DEF/UFSC. Doutor em Educação Física/Ciências do Esporte pela FEF/Unicamp. Contato: giovanipires@cds.ufsc.br

RESUMO


Este texto é uma versão sintética de relatório de pesquisa (dissertação de mestrado) que teve como principal objetivo propor e refletir sobre a inserção de meios técnicos na produção de imagens no âmbito da Educação Física escolar.

Observam-se manifestações da relação dialética entre a cultura de movimento e o discurso empreendido pelos meios de comunicação de massa no campo da Educação Física. Na pesquisa, que se materializou através de pesquisa-ação fundamentada em Oficina de Experiências no Olhar, os meios (vídeo e fotografia) foram elementos de registros e de produção da pesquisa, que orientam nossas reflexões sobre o campo da Educação Física e as mídias, em específico no âmbito escolar.



  • Participaram desse estudo,5 alunos de 7° e 8° séries do Ensino Fundamental da Escola Básica(municipal) Porto do Rio Tavares,no bairro Rio Tavares em Florianópolis/SC.
  • Porém,no desenvolvimento do artigo,só relatam a experiência de 2 deles,e nem menciona mas os outros.
  • Naiara : fez o documentário "brincadeiras" -filmou o recreio,e o dia do brinquedo que acontece nas aulas de EF,nessas partes,as crianças são mais soltas,mais animadas.A aula de EF as crianças ficam presas,tendo que fazer o que manda o professor.
  • Raul : fez o documentário "Bangu...um sonho."- filmado no clube da comunidade Rio Tavares,que tem o nome de Bangu,ele filmou os treinos e um jogo,fez relação de passagens das filmagens com músicas,p.ex.:Quero ver gol(Rappa).Tirando as aulas de EF o momento de lazer só é possível no clube.
  • Os jovens "filmadores" falam sobre as tecnologias na escola
- Naiara fala que o que é mostrado é uma realidade "montada",a ilha de edição permite mostrar só o que é agradável.

-Raul fica entusiasmado por ter tido relação com toda a tecnologia da ilha de edição.

Conclusão


Pode-se usar a mídia para trazer para discussão a especialização precoce,a falta de políticas públicas em relação ao esporte e lazer,a importância indevida que é dada a competição,ao invés da socialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário