Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O CONTEÚDO “DANÇA” EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: TEMOS O QUE ENSINAR?

LÍVIA TENÓRIO BRASILEIRO, professora da Universidade Estadual da Paraíba, membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.

O estudo aborda a questão do conteúdo “dança” no ensino da Educação Física escolar. Consideram-se as possibilidades, os limites e as exigências.

A discussão está inserida no Capítulo I da dissertação que lhe deu origem, “Uma caminhada em construção”, em que apresenta as dimensões da problemática do tema. O capítulo explica as categorias que permitiram a reflexão articulada acerca da formação, do currículo, da Educação Física e da dança e acerca do reconhecimento desta última como conteúdo escolar. A discussão da dança como conteúdo nas aulas de Educação Física nos fez refletir sobre como ela se insere no espaço escolar e como os profissionais da área vêm assumindo esse conteúdo.

A “dança” ( dança é uma produção do homem em suas relações com o mundo e que explicita diferentes relações na sua constituição ), foi escolhida na pesquisa, por reconhecer a ausência de discussões sobre o tema no espaço escolar. Apesar de sua presença na escola, seja na Educação Física, seja na Educação Artística/Arte Educação, a dança é descontextualizada da discussão acerca da seleção cultural, realizada pelos currículos escolares.

As possibilidades de mudança no trato com o conhecimento nas práticas pedagógicas da Educação Físico no espaço escolar reconhecem que há muito que superar na concepção de formação humana e de currículo.

A autora destaca a necessidade de se discutir a educação no interior da escola, compreendendo como ela constrói a concepção de homem e de mundo, que é refletida nos projetos científicos, políticos, pedagógicos, éticos e estéticos. Acreditando na importância de se criarem novas possibilidades para facilitar a expressão original de cada aluno e dar a eles o sentido de grupo social, à medida que lhes permitam reconhecer-se como agentes que vivenciam, refletem e reelaboram sua cultura.

Um comentário:

  1. Vejo nas minhas experiências escolares a dificuldade de se trabalhar com um conteúdo rico coma a dança, princiopalmente quando estas estão inseridas na nossa cultura. Como futuros profissionais devemos refletir sobre esse conteudo ,valoriza-lo e inserir-lo nas aulas.
    Graduanda Leandra Sousa

    ResponderExcluir