ESPORTE, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL: Estabelecendo Novos Diálogos
INTRODUÇÃO:
- Uma das características da Educação Infantil (0 a 5 anos) da Rede Pública de Ensino de Florianópolis é a presença da disciplina de Educação Física desde 1982;
- Apesar de presente há quase 30 anos na Ed Infantil de Florianópolis, a Ed Física depara-se ainda com uma serie de indefinições sobre seu papel (SAYÃO, 1996), seu lugar e sua importância na educação dos pequeninos;
- Duas visões das aulas de Ed Física no Ensino Infantil Escolar: uma aula tradicional três vezes por semana e duração de 45 min., com enfoque na psicomotricidade e no desenvolvimento motor, já a outra aula trabalhando num movimento de aproximação da Pedagogia da Infância..
O ESPAÇO E OS ATORES DA EXPERIÊNCIA:
- A experiência de ensino que se deu nesse artigo ocorreu em uma instituição publica de Educação Infantil, que atende crianças entre 0 e 6 anos, nos períodos matutino e vespertino, divididas em 24 grupos, 12 por período;
- O espaço físico é bem arborizado, nele é possível encontrar três parques com brinquedos variados, duas brinquedotecas, uma pequena biblioteca, um auditório, uma cozinha experimental, uma sala de arte-educação, um setor de enfermagem, um pequeno campo de futebol e uma pequena quadra de vôlei e basquete, todos com medidas adaptadas ao tamanho das crianças;
- O grupo que foi trabalhado era composto por dez crianças, seis meninos e quatro meninas, com idade em torno dos 5 anos e meio;
- A partir de algumas indagações foi decidido que o conteúdo central do trabalho com as crianças seria o esporte.
- Os esportes trabalhados foram: Futebol, Voleibol, Handebol, Basquetebol, Atletismo, Ginástica Artística e alguns esportes aquáticos.
AS INTERVENÇÕES:
De forma geral, os encontros com as crianças obedeciam à seguinte dinâmica: num primeiro momento, ainda em sala o tema abordado era o corpo humano e sua relação com os esportes (os principais órgãos trabalhados nessa relação foram o coração e o pulmão).
ESPORTES COM BOLA:
- A intenção de trabalhar com os quatros esportes com bola mais tradicionais foi de mostrar às crianças alguns elementos básicos de cada uma das modalidades, como por exemplo, seus instrumentos, seus objetivos e a forma peculiar de se jogar em cada caso;
- Num primeiro momento, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer os materiais específicos de cada jogo. Todos os alunos puderam manusear cada bola, sentir suas dimensões , suas texturas, suas diferenças, enfim. Feito isso, foram exploradas as formas de jogar cada esperte, utilizando seus respectivos instrumentos. Com o tempo, os grupos iam trocando de estações, passando por todas as modalidades. Por fim, realizamos uma atividade com o objetivo de perceber se as crianças haviam compreendido a relação entre as bolas, os espaços e as formas de jogar;
- Obviamente o objetivo não era ensinar a técnica perfeita de cada modalidade, mas sim mostrar às crianças que cada esporte tem sua particularidade, tanto no objetivo, como nos movimentos.
ESPORTES AQUÁTICOS E PULMÕES:
- Ao ser trabalhado esse ‘conteúdo’ foi aproveitado a oportunidade para mostrar ao grupo os pulmões e sua função;
- Foi perguntado as crianças se elas conheciam os pulmões, se sabiam sua localidade no corpo humano e o que faziam;
- Foi falado também sobre a respiração e sua importância em nossas vidas;
- Não havia presença de piscina, então foram ‘criadas situações’ para ensinar algumas atividades aquáticas para as crianças. As atividades dadas foram: surf, natação e rafting.
ATLETISMO E CORAÇÃO:
- A primeira aproximação com o atletismo deu-se por meio de figuras e fotos das diferentes provas que compõem essa modalidade, como corridas, saltos, arremessos e lançamentos, cada qual com suas especificidades;
- Além disso, foi apresentado às crianças outro importante órgão do nosso corpo: o coração.;
- Foi explicado aos pequenos por que, ao fazermos atividades muito intensas, ficamos com a pele avermelhada e com o coração acelerado;
- Depois as crianças foram levadas para rua para realizarem uma corrida de revezamento em volto da instituição;
- Logo após o revezamento, todos estavam bastante agitados, e foi o momento que todos auscultaram o coração e perceberam quais as mudanças com relação ao inicio do encontro;
- Depois a pedido das crianças, foi trabalhado corridas com barreiras e obstáculos;
- Na ultima atividade foi realizado o salto em altura. Um colchão foi disposto no espaço, e, inicialmente, as crianças pulavam, uma a uma, livremente no colchão, de forma como mais lhe agradava.
GINÁSTICA ARTISTICA:
- A experiência com a ginástica artística foi a que mais se aproximou da realidade do esporte institucionalizado, pois, depois de feita uma conversa inicial em sala sobre a ginástica e suas provas, as crianças foram levadas ate um ginásio que continha aparelhos dessa modalidade: cavalo com alça, trave de equilíbrio, minitrampolim, cama elástica e tablado para provas de solo. O ambiente diferenciado instigou a curiosidade das crianças e motivou-as para a realização das provas.
AFINAL, HÁ ESPAÇO PARA O ESPORTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
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