Vitor Marinho de Oliveira.
O autor apresenta como a Educação Física evoluiu de uma prática reprodutivista e consensual para uma prática critica e conflituosa.
Segundo o mesmo na década de 1980 a cultura em todos seus aspectos havia sido mutilada, surgindo dessa forma, a reconstrução intelectual.Esse momento delineou duas grandes perpesctivas para a Educação/Educação Física Brasileira que produziram duas modalidades de estrutura discursiva: a do consenso e a do conflito. Antes a Educação Física era uma prática conservadora com uma visão de mundo apoiada no consenso e que ainda hoje representa o imobilismo de muitos professores de Educação Física. É uma Educação Física higienista, elitista, reprodutivista que educa o corpo para o trabalho no mundo capitalista.
O consenso cria uma situação de imobilismo de modo que se desenvolve um nível de tolerância bastante elevado nas classes desfavorecidas. Prevalecendo o discurso que todos são iguais e que o esforço invidual e as aptidões naturais fazem a diferença, baseado no projeto burgues do século XIX, onde deveria haver um controle social em nome da saúde, ordem e progresso fazendo com que o individuo se sentisse como peça importante para o avanço da "patria amada".
O autor possibilita uma ampla visão, fazendo um apanhado histórico sobre a Educação Física Brasileira através de teorias que permitem um aprofundamento e uma análise crítica de pressupostos que o fundamentaram a teoria do consenso. A partir daí começa a tratar da teoria do conflito afirmando que este deve existir pois as classes sociais tem interesses e necessidades diferentes.
Quando a Educação Física passou a ser vista como uma pratica politizada, houve uma cisão e um desiquilibrio, sendo necessário repensar a prática e agir diferente, pois essa área de conhecimento é uma representação humana que se dá por uma multiplicidade de determinantes que não permitem concebê-la em dimensões estanques.
Vitor Marinho fez uma pesquisa enviando 220 questionários aos professores de Educação Física dos estados brasileiros com o intuito de conhecer quais obras esse professores utilizam para nortear suas práticas pedagógicas. 50% dos questionários foram devolvidos e a partir da análise destes Vitor elegeu as obras mais utilizadas.
Os textos revelam preocupações com as práticas pedagógicas nas escolas e com as possiveis correntes que representam o pensamento pedagógico da Educação Física Brasileira e transitam entre as tendências conservadoras e progressistas, isto é, entre o consenso e o conflito.
A pedagogia do conflito é alicercada na Cultura Corporal do Movimento enxergando o aluno e a cultura do meio no qual está inserido, e o aluno como um ser autônomo capaz de tomar decisões conjuntamente com o professor na solução de situações problemas dentro de um jogo como exemplo. O professor ver o aluno como um todo, corpo e mente. Já a pedagogia do consenso enxerga o aluno como um corpo físico que apenas repete movimentos estabelecidos.
"O corpo humano não é um objeto qualquer sendo capaz de trabalho criativo e consciente e produzir alterações nos objetos e pessoas com quem interage".
Referência:
OLIVEIRA, V. M. ;Consenso e conflito da educação física brasileira.Papirus;v.1; p.203,1994.
Graduanda Leandra Sousa
Vitor Marinho de Oliveira
ResponderExcluirGraduado na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1969
Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: A Educação Física numa perspectiva humanista, Ano de Obtenção: 1981. Orientador: Maria Angela Vinagre de Almeida.
Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: As pedagogias do Consenso e do Conflito - a produção teórica da Educação Física brasileira nos anos 80,Ano de Obtenção: 1993. Orientador: Ivan Cavalcanti Proença.
Atualmente faz parte do corpo docente da Universidade Estácio e Sá, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Rio de Janeiro
Linha de pesquisa:Produção Histórica em Educação Física, Esporte e Lazer;Pensamento Pedagógico da Educação Física Brasileira
adorei a pesquisa me ajudou muito sobre o assunto parabéns.
ResponderExcluir