Analises criticas e exemplos práticos de aulas
Grupo de trabalho pedagógico UFPe-UFSM
EDITORA AO LIVRO TÉCNICO 1ª edição em 1991
Livro apresentado dia 27/04/2011 Vanessa da Glória Monteiro 200910541
Este livro analisa a teoria de aula de educação física aberta às experiências dos alunos sob perspectivas didático-pedagógica, humana e político-social.
Discute normas e valores com o objetivo de educar os alunos para que estes adquiram capacidade de ação nos diversos setores sociais e que se tornem capazes de participar racionalmente na mudança desta sociedade
Defendem uma aula de educação física:
-que procura uma ligação do aprender escolar com a vida de movimento dos alunos;
-que não olha para o esporte só como rendimento motor;
-a aula como um fato histórico- social;
- que considere as necessidades e interesses, medos e aflições dos alunos;
- que considere a relação entre movimento, percepção e realização;
-que faça os alunos participarem do planejamento e da construção da aula.
A organização institucional determina a aula de educação física devida algumas imposições:
*a escola é dividida em diferentes series;
*o ensino é dividido em disciplinas;
* as matérias são lecionadas em determinados horários;
*as aulas geralmente acontecem em locais próprios;
* o currículo determina o conteúdo programático;
Interação nas aulas de educação física quando:
-os alunos fazem suas próprias interações/definições/modificações (mesmo em situações totalmente definidas)
Organização e interação relacionadas:
-dispor as situações de ensino de tal maneira que os alunos tenham chances de entender o esporte como sendo algo institucionalizado, podendo ser modificado e tornando-o disponível, no sentido de atender aos interesses dos alunos e às mudanças da vida cotidiana;
-ligar os planejamentos de aula, por um lado, ao mundo dos alunos e às suas situações de jogos diários.
Nas aulas de educação física quando falamos sobre regras pensamos logo naquelas que valem no esporte e suas respectivas modalidades.
Um esporte é um acontecimento social e possui suas regras constitutivas e suas regras regulativas.
Assim, como no esporte (como sistema social), são as regras que determina a aula. Essas prescrevem como aluno x aluno ou professor X aluno interagem entre si.
Analise de uma aula de educação física na 1ª série do 1º grau
O aluno devido sua série, percebem pela primeira vez, as regras que serão usadas mais tarde, nas séries seguintes.
Aqui predomina a idéia de que, para um primeiro ano escolar na aula de educação física, processos motores de aprendizagem só podem ser introduzidos com segurança se o professor fixar detalhadamente a ação (movimento), o espaço onde a ação se dá e a sua duração.
EDUCAÇÃO, ESPORTE E ENSINO
- Compreensão de educação=
a) Como processo da socialização; através do quais crianças e jovens se desenvolvem como seres sociais;
b) Como processo da individualização; através do quais crianças e jovens se desenvolvem como indivíduos únicos e inconfundíveis.
- Relação entre esporte e educação=
Esporte possibilita além de questões motoras, saúde e bem-estar, questões como compreensão da realidade social, vivenciar valores, auto-afirmação e auto identidade. (lidar como o coletivo e o individual)
- Compreensão de aula e a relação entre educação, esporte e aula=
a) Sob a concepção de aulas fechadas: os conteúdos são definidos pelo professor, ele espera alcançar mais rapidamente possível e sem muitas dificuldades o objetivo, nas metas definidas são construídas para conseguir objetivos de aprendizagem bem definidos e rápido;
b) Sob a concepção de aulas abertas: o professor admite que os educandos sejam pessoas que sabem atuar juntas, os alunos podem apresentar suas opiniões e realizar suas experiências que resultam das suas historias individuais da vida cotidiana.
Sob o ponto de vista critico da educação, a aula de educação física deve se configurar como um sistema de ação aberto. Neste tipo é importante que os professores e os alunos se entendam sobre o sentido as suas ações e ao mesmo tempo, sobre os objetivos, conteúdos e métodos de aula e do esporte.
O livro vem defender a aula de educação física abertas a experiência dos alunos, pois:
-possibilita e facilita a identificação do individual e coletivo;
- facilita ainda as ações que ultrapassam a vida escolar;
- amplia as visões de mundo;
-enfatiza a comunicação e a percepção;
- participação da escolha de temas das aulas e das soluções de problemas de movimento.
-dá mais valor ao aluno.
Valorizar os saberes dos alunos e aproveita-los para a construção de aulas aumenta a participação dos mesmos e os leva a propor brincadeiras a partir de materiais pré estabelecidos enriquecendo as aulas.
ResponderExcluirGraduanda Leandra Sousa.