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segunda-feira, 9 de maio de 2011

Livro: Visão Didática da Educação Física

Analises criticas e exemplos práticos de aulas

Grupo de trabalho pedagógico UFPe-UFSM

EDITORA AO LIVRO TÉCNICO 1ª edição em 1991

Livro apresentado dia 27/04/2011 Vanessa da Glória Monteiro 200910541

Este livro analisa a teoria de aula de educação física aberta às experiências dos alunos sob perspectivas didático-pedagógica, humana e político-social.

Discute normas e valores com o objetivo de educar os alunos para que estes adquiram capacidade de ação nos diversos setores sociais e que se tornem capazes de participar racionalmente na mudança desta sociedade

Defendem uma aula de educação física:

-que procura uma ligação do aprender escolar com a vida de movimento dos alunos;

-que não olha para o esporte só como rendimento motor;

-a aula como um fato histórico- social;

- que considere as necessidades e interesses, medos e aflições dos alunos;

- que considere a relação entre movimento, percepção e realização;

-que faça os alunos participarem do planejamento e da construção da aula.

A organização institucional determina a aula de educação física devida algumas imposições:

*a escola é dividida em diferentes series;

*o ensino é dividido em disciplinas;

* as matérias são lecionadas em determinados horários;

*as aulas geralmente acontecem em locais próprios;

* o currículo determina o conteúdo programático;

Interação nas aulas de educação física quando:

-os alunos fazem suas próprias interações/definições/modificações (mesmo em situações totalmente definidas)

Organização e interação relacionadas:

-dispor as situações de ensino de tal maneira que os alunos tenham chances de entender o esporte como sendo algo institucionalizado, podendo ser modificado e tornando-o disponível, no sentido de atender aos interesses dos alunos e às mudanças da vida cotidiana;

-ligar os planejamentos de aula, por um lado, ao mundo dos alunos e às suas situações de jogos diários.


Nas aulas de educação física quando falamos sobre regras pensamos logo naquelas que valem no esporte e suas respectivas modalidades.

Um esporte é um acontecimento social e possui suas regras constitutivas e suas regras regulativas.

Assim, como no esporte (como sistema social), são as regras que determina a aula. Essas prescrevem como aluno x aluno ou professor X aluno interagem entre si.

Analise de uma aula de educação física na 1ª série do 1º grau

O aluno devido sua série, percebem pela primeira vez, as regras que serão usadas mais tarde, nas séries seguintes.

Aqui predomina a idéia de que, para um primeiro ano escolar na aula de educação física, processos motores de aprendizagem só podem ser introduzidos com segurança se o professor fixar detalhadamente a ação (movimento), o espaço onde a ação se dá e a sua duração.

EDUCAÇÃO, ESPORTE E ENSINO

  • Compreensão de educação=

a) Como processo da socialização; através do quais crianças e jovens se desenvolvem como seres sociais;

b) Como processo da individualização; através do quais crianças e jovens se desenvolvem como indivíduos únicos e inconfundíveis.

  • Relação entre esporte e educação=

Esporte possibilita além de questões motoras, saúde e bem-estar, questões como compreensão da realidade social, vivenciar valores, auto-afirmação e auto identidade. (lidar como o coletivo e o individual)

  • Compreensão de aula e a relação entre educação, esporte e aula=

a) Sob a concepção de aulas fechadas: os conteúdos são definidos pelo professor, ele espera alcançar mais rapidamente possível e sem muitas dificuldades o objetivo, nas metas definidas são construídas para conseguir objetivos de aprendizagem bem definidos e rápido;

b) Sob a concepção de aulas abertas: o professor admite que os educandos sejam pessoas que sabem atuar juntas, os alunos podem apresentar suas opiniões e realizar suas experiências que resultam das suas historias individuais da vida cotidiana.

Sob o ponto de vista critico da educação, a aula de educação física deve se configurar como um sistema de ação aberto. Neste tipo é importante que os professores e os alunos se entendam sobre o sentido as suas ações e ao mesmo tempo, sobre os objetivos, conteúdos e métodos de aula e do esporte.


O livro vem defender a aula de educação física abertas a experiência dos alunos, pois:

-possibilita e facilita a identificação do individual e coletivo;

- facilita ainda as ações que ultrapassam a vida escolar;

- amplia as visões de mundo;

-enfatiza a comunicação e a percepção;

- participação da escolha de temas das aulas e das soluções de problemas de movimento.

-dá mais valor ao aluno.

Um comentário:

  1. Valorizar os saberes dos alunos e aproveita-los para a construção de aulas aumenta a participação dos mesmos e os leva a propor brincadeiras a partir de materiais pré estabelecidos enriquecendo as aulas.
    Graduanda Leandra Sousa.

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