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quarta-feira, 11 de maio de 2011


Concepções Abertas no Ensino de Educação Física

Reiner Hildebrandt e Ralf Laging.

Editora: Ao Livro Técnico, 1986.

O livro traz uma metodologia de ensino aberto nas aulas de Educação Física e proveitosas discussões para reforma da educação física escolar através de relatos da experiência dos autores.

Considerações sobre uma situação não-científica, mas realista, em vez de prefácio.

¢ Duas cartas de 1976, sobre relatos de experiências traumáticas e desmotivadoras nas aulas de educação física. A primeira carta discute a satisfação dos alunos nas aulas e a segunda carta a passividade dos alunos.

¢ No primeiro capítulo as discussões são sobre o planejamento das aulas de Educação Física e as concepções de ensino, destacando que o ensino da Educação Física deve tornar os alunos abertos para as situações esportivas, dentro e fora da escola, possibilitando criar sozinho ou em conjunto um pensamento crítico.

Planejamento unilateral, onde prioriza a aprendizagem motora, ficando em segundo plano os objetivos cognitivos, afetivos e sociais. Os conteúdos são predeterminados e o aluno é visto como objeto, característica do ensino fechado.

Concepção elaborada, o conteúdo é modificável, e os alunos se tornam sujeitos e participativos do seu próprio processo de aprendizagem.

¢ As concepções de ensino são abertas, quando os alunos participam das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e âmbitos de transmissão ou dentro deste complexo de decisão. O grau de abertura depende do grau de possibilidade de co-decisão. As possibilidades de decisão dos alunos são determinadas cada vez mais pela decisão prévia do professor.

¢ Os graus de liberdade são divididos pelo autor em. Grau de abertura;

Ø Alto grau;

Ø Grau médio;

Ø Baixo grau;

¢ Segundo capítulo: Sobre alguns preconceitos;

Ø Concepção aberta não quer dizer: Vocês podem fazer o que quiserem;

Ø Atribuir a competência de decisão sem ensinar a usar;

Ø Não se trabalha com tanto rigor, deixando o aluno decidir tudo;

O terceiro capítulo são os relatos das experiências vividas pelos autores usando a concepção aberta nas aulas de Educação Física Escolar.

É um livro que apesar de ter sido escrito em 1986 traz a concepção de ensino aberto, que deve e pode ser trabalhada nas escolas, mudando a realidade e saindo das tradicionais aulas de Educação Física Escolar onde o aluno não participa do seu processo de aprendizagem.

HILDEBRANDT, Reiner. LAGING, Ralf. Concepções abertas no ensino da educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986.

Um comentário:

  1. A abordagem de concepção aberta nas aulas de Educação Física é uma proposta muito rica que permite uma aproximação entre aluno e professor e uma participação efetiva de ambos na realização das aulas.
    Graduanda Leandra Sousa.

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