PLANO DE AULA
ATIVIDADE 1: “Dançando no Espaço”
LOCAL DA ATIVIDADE: Trilha do Campus da UFLA
OBJETIVO: Desenvolver coordenação motora, integração, sociabilização;
MATERIAIS: Nenhum
DURAÇÃO: Aprox. 15 minutos
FAIXA ETÁRIA: Qualquer faixa etária adaptando a atividade
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Irá formar um circulo com os alunos e como forma de alongamento e aquecimento irá desenvolver movimentos aleatórios e esquisitos sem coordenação nenhuma. Após isso um aluno por vez irá ficar no meio da roda ou a frente de todos e realizar movimentos (passos) para que os outros possam 'imitá-los', a brincadeira segue até todos façam o papel principal, e cada aluno tem 1 minuto para ser o personagem principal da atividade.
É extremamente importante um local com o máximo de silencio para melhor desenvolvimento da atividade.
ATIVIDADE 2: “Jogo de gavião”
LOCAL DA ATIVIDADE: Trilha do Campus da UFLA
OBJETIVO: Trabalhar a força, coordenação, espírito lúdico e coletividade do grupo;
MATERIAIS: Nenhum
DURAÇÃO: Aprox. 10 minutos
FAIXA ETÁRIA: 4 a 6 anos (Ens. Infantil)
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Esta brincadeira é de origem indígena. Todas os alunos, meninos e meninas, formam uma grande fila, cada um agarrando o corpo do colega da frente com as mãos. A brincadeira pode começar com a criança mais alta do grupo, representando o gavião. Este se posta a frente da fila e grita: “piu”. Esse som representa a chamada do Gavião que quer dizer “estou com fome”.
O primeiro jogador da fila estende a perna direita depois a esquerda para frente e pergunta: quer isso? O gavião responde negativamente, repetindo a brincadeira com cada jogador até chegar ao ultimo aluno. A este o gavião diz sim e parte para sua perseguição, correndo para qualquer lado da fila. Os demais jogadores tentam impedir que o gavião pegue o último da fila, contorcendo a “corrente” para a esquerda e para direita. Após realizar está caça haverá uma troca de gavião, terminando a atividade quando todos forem o gavião.
Grupo: Gabriel Sabino, Fernanda e Paula.
Aula ministrada no dia 02/04/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário