AUTORES: Evando C. Moreira e Vilma L. Nista-Piccolo e colaboradores
I PARTE
Para responder à pergunta sobre o quê ensinar nessas aulas, os autores não apontam propostas de diferentes atividades, mas debatem o tema "Conteúdos" e suas dimensões na Educação Física Escolar. Analisam como definir os conhecimentos específicos da área da Educação Física, embasando-se numa concepção clara de "conteúdo curricular", destacando o seu papel na escola.
Abordam aspectos que norteiam os conteúdos a seremj desenvolvidos nas aulas de Educação Física, isto, sem destacar um padrão ou modelo como foco de análise, pois declaram que independente do conteúdo a ser trabalhado é imprescindível que eles sejam apresentados aos alunos em suas dimensões conceituais, factuais, procedimentaisa e atitudinais.
Apresentam aspectos importantes que norteiam as atividades propostas, tais como a ludicidade, afirmando o quanto ela se envolve com o método trabalhado nas aulas.
II PARTE
Nesta segunda parte, os autores materializam os diversos conceitos e discussões apresentados anteriormente (I PARTE).
A partir da divisão, didático-metodológica, da Educação Básica em seus respectivos níveis de ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, apresentam as possibilidades de intervenção pedagógica, considerando o que ensinar e como ensinar Educação Física (E.F). Discussões que abordam como a E.F é tratada em cada um dos níveis de ensino. Apresentam ainda, os desdobramentos para cada um dos conteúdos apresentados.
Por fim, cada capítulo apresenta como desenvolver cada um dos conteúdos, a partir do método de ensino em três momentos, indicando possibilidades de análise, reflexão e mudança no trato metodológico para ensinar E.F na escola.
Os autores colocam as propostas para que o leitor compreenda os "princípios teóricos e de aplicação" sobre "o quê e como ensinar E.F na escola" e que essas informações possa transformar a prática.
>>>>>FICA O CONVITE PARA QUEM QUISER LER O LIVRO, QUE É MUITO BOM E TEM MUITO A NOS ENSINAR!!!<<<<<
Esta leitura me leva a uma reflexão de quais caminhos a seguir durante a prática pedagógica para enriquecer as aulas de Educação Física.
ResponderExcluirGraduanda Leandra Sousa.