EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR E PEDAGOGIA DO ESPORTE EM PERSPECTIVA
Fabio Pinto Gonçalves dos Reis
Ivan Eduardo de Abreu Arruda
Taubaté – SP Cabral Editora e livraria Universitária , 2010
Aluna : Rafaela Silva Araujo
PARTE 1
EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR
Objetivo do estudo:
Fazer uma abordagem construtivista, cultural , critico-superador ou da abordagem sistêmica. Defender a construção e os conhecimentos trazidos pelos educandos, tendo o professor como mediador do ensino -aprendizagem.
No processo de organização desenvolvimento da pratica pedagógica, tomamos os três pressupostos de Paulo Freire :
Não existe que um sabe mais que o outro
Não aprendemos nada sozinhos
E ninguém sabe tudo e ninguém sabe nada
Equívocos que tem acompanhado as praticas educativas de Educação física:
Esportivização
Aula livre
Rola bola
Aptidão física
Perspectivas de trabalho com educação física de 1º a 5º ano:
1- Ordem psicomotora ( equilíbrio, lateralidade e esquema corporal )
2 – capacidades físicas ( força, velocidade, resistência e agilidade)
3 – plano tecnicista ( coordenação, ênfase na técnica e no desenvolvimento motor )
Foi elaborado um plano de aula por graduandos do curso de educação física , em que era abordado :
Saber sobre o saber fazer, pratica teorizada ou desenvolvimento de uma epistemologia da pratica .
Houve construção de materiais diferentes dos existentes, tais como : bastão de beisebol com material reciclável e etc.
Resultados: Mesmo tendo contato com outras formas de estruturar as aulas, os graduandos seguiram os modelos causionados pelos paradigmas da aptidão física .
A maioria dos autores contextualizam propostas de ensino fundamentadas na tendência desenvolvimentista ou de caráter psicomotor
Representação interpretativa das praticas corporais lúdicas
Novas perspectivas do ato de jogar , podendo ser alterada pelo espaço, modificação das regras tipo e quantidade de materiais utilizados.
Esse patrimônio cultural lúdico pode ser assimilado em diferentes espaços , na rua , no contexto escolar, ou em qualquer outro ambiente .
Princípios pedagógicos norteadores:
Diminuição do campo
Diminuição do numero de jogadores
Peso da bola ser proporcional
Tamanho do gol
A não-exclusão
A competição ou cooperação que dependera do complexo dos jogadores.
Com isso os alunos poderão participar mais efetivamente do processo de ensino-aprendizagem, pegando mais na bola, se auto organizando, construção de regras estabelecida por eles mesmo. Ou seja este principio faz com que se Chegue mais próximo da realidade dos alunos .
AVALIAÇÃO
Trata-se de avaliar : quando, quem, o que e como.
INSTRUMENTOS
Observação simples e sistemática
Tipos de Avaliação:
Inicial ou diagnostica
Formativa
Somativa
MANISFETAÇÕES DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Jogos brincadeiras
Esportes
Danças
Lutas e artes marciais
Ginástica
Manifestações corporais afro-brasileiras
Praticas corporais alternativas
Atividades circenses
Corpo e exercício físico
Temas a serem abordados
Do 1º ao 4º ano – tratado pedagógico em suas varias dimensões
Do 5º ano ao 9º ano- sistematização dos vários conteúdos trabalhados nas suas varias dimensões.
No ensino médio – Há necessidade de aprofundamento dos conteúdos.
REPENSANDO O FUTEBOL FEMININO
Inicio 1975
Carta enviada ao presidente Getúlio que causou a proibição da mulher no futebol:
“A mulher não poderá praticar este esporte violento por que este afetará seriamente, o equilíbrio fisiológico das suas funções orgânicas, devido a natureza que a dispõem em ser mãe”
Em 1965 o CND através da deliberação nº . 07/65 – proibia mulheres de praticar esportes incompatíveis com a sua natureza. Durou ate 1979 onde esta lei foi revogada e a CND permitiu a criação de departamentos de futebol feminino em vários clubes do pais.
Podemos dizer que o futebol feminino iniciou-se em 1980.
1996 veio os jogos olímpicos de Atlanta – Onde as brasileiras conquistaram o quarto lugar .
“Foi preciso se passar quinze anos da existência do futebol feminino, e o honroso quarto lugar mostrou que futebol também é coisa de mulher” (SILVA, COSTA e SALES, 1998,p.107)
Gênero e futebol escolar
PCN 1996 – Sugere que as aulas de Educação Física escolar sejam mistas.
Uma proporção muito pequena de professores optou em não dividir o futebol por gênero.
Dificuldades da inserção das mulheres no futebol brasileiro
Falta de políticas publicas.
escassez de campeonatos em algumas regiões.
Salários inferiores ao adequado .
Pouco interesse da mídia.
Descaso do professor de Educação Física em colocar as mulheres em contato com o futebol.
Pedagogia de projetos na Educação Física escolar
O trabalho do professor de Educação Física tem que ir muito além de ensinar a jogar, devemos centrar no aluno , na sua formação INTEGRAL .
Criar ambientes e situações
Vivenciar inúmeras formas de jogar
Experimentar diferentes espaços de jogo
Explorar conhecimentos prévios das crianças.
Devemos em nossas aulas criar o gosto em aprender.
Trazer através dos jogos de rua, e os conhecimentos prévios dos alunos .
Onde o tempo é determinado pelo prazer na atividade e sua diversificação nasce do desejo coletivo.
Proposta :
1º problematização
2º Desenvolvimento
3º fechamento do projeto
Deve ser levado em consideração:
Quantidade de colegas
formato do jogo e alteração na regras
APTIDÃO FISICA
PARTE 2
PEDAGOGIA DO ESPORTE
Pedagogia – Não se refere exclusivamente ao modo de como se ensina , constitui-se como teoria e prática e pratica teórica.
Para ensinar não é preciso ser especialista mas que sua ação seja pedagógica.
Psicologia do esporte
Professor não deve adquirir forma de ensino estereotipado, repetitivo.
Saber sobre instrumentos de mensuração .
Ensinar os alunos metas especificas de controle mental, através da atividade.
Colaborar para adesão de pessoas com necessidades especiais .
Orientar a efetivação de esporte não competitivo .
Jogar jogando
É freqüente a desistência daqueles que não conseguem executar adequadamente os movimentos
É necessário simplificar as regras
E dificultar o jogo provocando desequilíbrio no entendimento do aluno
VOLEIBOL E EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR
Faz se necessário, um controle na quantidade de informações que deve passar durante os treinos e sua aplicabilidade de acordo com a idade do aluno, pois os mesmos podem vir a desistir antes mesmo de alcançar o alto nível , o que acontece na maior parte das vezes, quando ostreinos se apresentação estereotipados e muito voltado para repetição da técnica.
Quando o professor planeja , usa a criatividade e põe tudo isso em pratica com muita disposição ...
Não há obstáculo que o impeça de atuar!
Esta leitura me leva a repensar a prática pedagógica fazendo um planejamento para transformar a aula de Educação Física em uma aula que respeite os alunos e valorize o conhecimento trazido por cada um.
ResponderExcluirGraduanda Leandra Sousa
Eu gostei muito desse livro.É uma boa base para nós que estamos iniciando na prática pedagógica.Nos permite entender e nos mostra a necessidade de se respeitar a individualidade e a bagagem cultural.
ResponderExcluiracadêmica Cláudia Cristina da Cruz