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quarta-feira, 18 de maio de 2011

LIVRO

Livro: PARA ENSINAR EDUCAÇÃO FÍSICA
POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA

•Suraya Cristina Darido

• Osmar Moreira de Souza Júnior

CONTEXTO ATUAL & FINALIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA

•As mudanças de objetivos e propostas educacionais da Ed. Física dos últimos anos influenciam a formação do profissional;

•Será que os alunos são capazes de aprender a disciplina de Educação Física sozinhos?!

•A Educação Física é uma área que ultrapassa a idéia de estar voltada apenas para o ensino de gesto motor correto;

•Após o período formal de aulas, os alunos deveriam ter condições de manter uma prática esportiva regular;

•Capacidade do aluno em demonstrar autonomia na elaboração de atividades corporais.

DIMENSÃO CONCEITUAL:

- Conhecer as transformações pelas quais passou a sociedade em relação aos hábitos de vida e relacioná-las às necessidades atuais de atividade física;

- Conhecer as mudanças pelas quais passaram os esportes.

DIMENSÃO PROCEDIMENTAL:

- Vivenciar situações de brincadeiras e jogos;

- Adquirir alguns fundamentos.

DIMENSÃO ATITUDINAL:

- Valorizar o patrimônio de jogos e brincadeiras de ser contexto.

AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA


•Os - alunos podem ser avaliados:

- de forma sistemática por meio de observação das situações de vivencias, de perguntas e respostas formuladas durante as aulas;

- de forma específica, em provas, pesquisas, relatórios, apresentações, etc.

Futebol

Uma das manifestações culturais mais importantes dos nossos tempos é o futebol;

Considerado o esporte mais popular do mundo;

Dificuldades enfrentadas pelas mulheres para assegurarem seu espaço no “universo masculino” do futebol;

Basquetebol

Criado nos EUA, em 1891.

Jogar com as regras básicas;

As regras e a ética;

Filme: “O jogo da Vida”, contando a história de Earl Manigault.

Voleibol

O sucesso das seleções feminina e masculina ajuda a aumentar a prática do vôlei nas aulas de Educação Física;

Trabalhar as origens e a evolução do voleibol;

Trabalhar os fundamentos do voleibol;

Handebol

Esporte não tão conhecido e nem muito admirado pelos brasileiros;

Um pouco da história do handebol;

Drible, passe e recepção, arremesso, regras;

Posições: goleiro, armadores, pontas, pivôs;

Jogo dos dez passes;

Táticas.

Atletismo

O ser humano já praticava algumas modalidades de atletismo como forma de sobrevivência na Pré-História;

Saber trabalhar com os limites do corpo;

Algumas atividades recreativas trabalhadas: Diferentes pegadores, pega-pega ajuda-ajuda, duro ou mole, pega-pega com bastões e pega-pega corrente;

Atividades Aquáticas

A grande maioria das escolas brasileiras não possui piscinas. Mas, mesmo assim, podem-se aprender algumas questões importantes sobre atividades aquáticas;

Realização de passeios à instituições que tenham piscinas;

Benefícios das atividades aquáticas.

NATAÇÃO:

Como surgiram e se desenvolveram os estilos da natação;

Estilos Trabalhados: Crawl, Costas, Peito e Borboleta;

Ídolos brasileiros na Natação.

Jogos e Brincadeiras

Os jogos são um patrimônio da humanidade. Eles são muito parecidos com as brincadeiras que fazemos desde crianças, mas têm regras próprias que devem ser respeitadas para que eles possam ocorrer;

Qual a importância do jogo para o ser humano?

Algumas brincadeiras que podem ser realizadas: Pique, roda, queimada, com bola, amarelinha, bolas de gude, pião, peteca, etc.;

Jogos Cooperativos x Jogos Competitivos;

Resgate e Vivências

Ginástica

A história da ginástica deve sua existência ao militarismo, que via nela ótimas possibilidades de preparação física de seus soldados;

Modalidades ou formas de práticas: ginástica olímpica artística, a ginástica aeróbica, a ginástica rítmica, a ginástica para todos, a ginástica acrobática, a ginástica de trampolim e outras;

História da Ginástica;

Galeria de algumas personalidades da Ginástica;

Promover festivais de ginástica

Lutas

A origem e a violência das lutas;

Palestras sobre o assunto;

Saber a melhor maneira de utilizar a força;

Praticar esportes de lutas x Vandalismo.

Ritmo, Movimento e Dança

O ritmo está presente em grande parte os esportes, jogos, ginásticas e lutas, desde a respiração até a execução de uma difícil jogada no voleibol;

Todas as culturas têm algum tipo de manifestação rítmica e expressiva;

Cada região ou cidade do Brasil tem suas festas e danças típicas;

Capoeira

A capoeira é um esporte, uma luta, uma dança, um jogo. Afinal o que é a capoeira?!?

Saber o conhecimento dos alunos em relação à capoeira;

História da capoeira (origem);

A ginga e alguns golpes de ataque e defesa;

Instrumentos e músicas na capoeira.

Educação Física e Saúde: Nutrição

A prática de atividades físicas, aliada a uma alimentação balanceada, é a chave para a manutenção da saúde;

Por meio dos princípios da nutrição e da atividade física, é possível alcançar objetivos que incluem a estética e a saúde;

Propor tarefas para os alunos, das quais o professor poderá obter informações de seus hábitos (em geral);

Gasto calórico x Atividades físicas;

Saúde e estética: Igual ou diferente?

A influência da mídia e da sociedade nos padrões de beleza;

- Obsessão – Mentiras – Ilusões.

Anorexia e Bulimia;

Educação Física e Inclusão

Na presença de deficientes auditivos, o professor deve:

Utilizar demonstrações e/ou recursos visuais sempre que possível;

Utilizar e incentivar o uso da linguagem de sinas por parte de todos os colegas.

Na presença de deficientes visuais, o professor deve:

Guiar o aluno;

Sempre que possível, introduzir materiais sonoros.

Promover atividades adaptativas para os ‘outros alunos’;

Após as vivências das atividades adaptativas promover discussões;

Jogos Paraolímpicos;

APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais);

GABRIEL SABINO - 200720399

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