Livro: PARA ENSINAR EDUCAÇÃO FÍSICA
POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA
•Suraya Cristina Darido
• Osmar Moreira de Souza Júnior
CONTEXTO ATUAL & FINALIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA
•As mudanças de objetivos e propostas educacionais da Ed. Física dos últimos anos influenciam a formação do profissional;
•Será que os alunos são capazes de aprender a disciplina de Educação Física sozinhos?!
•A Educação Física é uma área que ultrapassa a idéia de estar voltada apenas para o ensino de gesto motor correto;
•Após o período formal de aulas, os alunos deveriam ter condições de manter uma prática esportiva regular;
•Capacidade do aluno em demonstrar autonomia na elaboração de atividades corporais.
•DIMENSÃO CONCEITUAL:
- Conhecer as transformações pelas quais passou a sociedade em relação aos hábitos de vida e relacioná-las às necessidades atuais de atividade física;
- Conhecer as mudanças pelas quais passaram os esportes.
•DIMENSÃO PROCEDIMENTAL:
- Vivenciar situações de brincadeiras e jogos;
- Adquirir alguns fundamentos.
•DIMENSÃO ATITUDINAL:
- Valorizar o patrimônio de jogos e brincadeiras de ser contexto.
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
•Os - alunos podem ser avaliados:
- de forma sistemática por meio de observação das situações de vivencias, de perguntas e respostas formuladas durante as aulas;
- de forma específica, em provas, pesquisas, relatórios, apresentações, etc.
Futebol
• Uma das manifestações culturais mais importantes dos nossos tempos é o futebol;
• Considerado o esporte mais popular do mundo;
• Dificuldades enfrentadas pelas mulheres para assegurarem seu espaço no “universo masculino” do futebol;
Basquetebol
• Criado nos EUA, em 1891.
• Jogar com as regras básicas;
• As regras e a ética;
• Filme: “O jogo da Vida”, contando a história de Earl Manigault.
Voleibol
• O sucesso das seleções feminina e masculina ajuda a aumentar a prática do vôlei nas aulas de Educação Física;
• Trabalhar as origens e a evolução do voleibol;
• Trabalhar os fundamentos do voleibol;
Handebol
• Esporte não tão conhecido e nem muito admirado pelos brasileiros;
• Um pouco da história do handebol;
• Drible, passe e recepção, arremesso, regras;
• Posições: goleiro, armadores, pontas, pivôs;
• Jogo dos dez passes;
• Táticas.
Atletismo
• O ser humano já praticava algumas modalidades de atletismo como forma de sobrevivência na Pré-História;
• Saber trabalhar com os limites do corpo;
• Algumas atividades recreativas trabalhadas: Diferentes pegadores, pega-pega ajuda-ajuda, duro ou mole, pega-pega com bastões e pega-pega corrente;
Atividades Aquáticas
• A grande maioria das escolas brasileiras não possui piscinas. Mas, mesmo assim, podem-se aprender algumas questões importantes sobre atividades aquáticas;
• Realização de passeios à instituições que tenham piscinas;
• Benefícios das atividades aquáticas.
• NATAÇÃO:
• Como surgiram e se desenvolveram os estilos da natação;
• Estilos Trabalhados: Crawl, Costas, Peito e Borboleta;
• Ídolos brasileiros na Natação.
Jogos e Brincadeiras
• Os jogos são um patrimônio da humanidade. Eles são muito parecidos com as brincadeiras que fazemos desde crianças, mas têm regras próprias que devem ser respeitadas para que eles possam ocorrer;
• Qual a importância do jogo para o ser humano?
• Algumas brincadeiras que podem ser realizadas: Pique, roda, queimada, com bola, amarelinha, bolas de gude, pião, peteca, etc.;
• Jogos Cooperativos x Jogos Competitivos;
• Resgate e Vivências
Ginástica
• A história da ginástica deve sua existência ao militarismo, que via nela ótimas possibilidades de preparação física de seus soldados;
• Modalidades ou formas de práticas: ginástica olímpica artística, a ginástica aeróbica, a ginástica rítmica, a ginástica para todos, a ginástica acrobática, a ginástica de trampolim e outras;
• História da Ginástica;
• Galeria de algumas personalidades da Ginástica;
• Promover festivais de ginástica
Lutas
• A origem e a violência das lutas;
• Palestras sobre o assunto;
• Saber a melhor maneira de utilizar a força;
• Praticar esportes de lutas x Vandalismo.
Ritmo, Movimento e Dança
• O ritmo está presente em grande parte os esportes, jogos, ginásticas e lutas, desde a respiração até a execução de uma difícil jogada no voleibol;
• Todas as culturas têm algum tipo de manifestação rítmica e expressiva;
• Cada região ou cidade do Brasil tem suas festas e danças típicas;
Capoeira
• A capoeira é um esporte, uma luta, uma dança, um jogo. Afinal o que é a capoeira?!?
• Saber o conhecimento dos alunos em relação à capoeira;
• História da capoeira (origem);
• A ginga e alguns golpes de ataque e defesa;
• Instrumentos e músicas na capoeira.
Educação Física e Saúde: Nutrição
• A prática de atividades físicas, aliada a uma alimentação balanceada, é a chave para a manutenção da saúde;
• Por meio dos princípios da nutrição e da atividade física, é possível alcançar objetivos que incluem a estética e a saúde;
• Propor tarefas para os alunos, das quais o professor poderá obter informações de seus hábitos (em geral);
• Gasto calórico x Atividades físicas;
• Saúde e estética: Igual ou diferente?
• A influência da mídia e da sociedade nos padrões de beleza;
• - Obsessão – Mentiras – Ilusões.
• Anorexia e Bulimia;
Educação Física e Inclusão
• Na presença de deficientes auditivos, o professor deve:
– Utilizar demonstrações e/ou recursos visuais sempre que possível;
– Utilizar e incentivar o uso da linguagem de sinas por parte de todos os colegas.
– Na presença de deficientes visuais, o professor deve:
– Guiar o aluno;
– Sempre que possível, introduzir materiais sonoros.
– Promover atividades adaptativas para os ‘outros alunos’;
– Após as vivências das atividades adaptativas promover discussões;
– Jogos Paraolímpicos;
– APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais);
GABRIEL SABINO - 200720399
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