Escola Municipal Lafaiete Pereira
Foi proposto aos aluno da disciplina GFD164 - Fundamentos da Educação Física EScolar- uma visita as escolas rurais do Municipio de Lavras, pelo Professor Marcio N. Farias, com o objetivo de conhecer as escolas focando nas aulas de Educação Física. O professr Márcio deixou a indicação de quatro escolas e nosso grupo optou por visitar a Escola Municipla Lafaiete Pereira na comunidade da Cachoeirinha.
No dia 19 de Abril nos encaminhamos até a escola. A estrada é de terra e com alguns buracos e a mais ou menos 12 Km de Lavras. Nossas espectativas eram de encontrar um escola com uma infraestrutura precária, com salas de aula multiseriadas e sem professor de Educação Física. Nossas expectativas cairam por terra assim que chegamos a escola. Um prédio cercado por muros, ambos amarelos, salas seriadas, quadra coberta e professora de EducaçãoFísica.
Fomos recebidos pela diretora Tânia e a professora de Educação Física Ariane. Ariane foi logo nos apresentando aos demais professores e aos alunos do turno vespertino. Estes estavam no intervalo de aulas. Logo ela organizou uma roda na quadra coberta, pintada e em ótimas condições de uso. Foi solicitados aos alunos que fizassem uma dança indigena e estes prontamente começaram a dançar ( os alunos participaram se reclamar com satisfação de apresentar para nós a dança). Nós entramos na roda e participamos com eles.Depois fomos conhecer a estrutura da escola. As salas de aulas, uma para cada série e com professor individual, são semelhantes as escolas da zona urbana. O refeitório, a cozinha, as salas administrativas, biblioteca e computadores, toda escola é muito limpa e organizadaiadas. Tem uma sala para a Educação Física onde são guardados os materiais utilizados nas aulas, tem bolas variadas, petecas, cordas e materiais reciclados, a Ariane nos relatou que o material é escasso, mas ela corre atrás de mais.
A escola atende cerca de 200 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio todos moradores ao entorno a escola e a maioria dos professores moram na zona urbana e chegam a escola de vans da prefeitura. Os alunos chegam a escola de ônibus.
Aulas de Educação são ministradas a todos os alunos por ela de segunda a sexta. Todos os alunos participam ativamente das aulas e segundo relatos da professora ela encontra melhores condições de atuação juntos aos alunos da zona rural.
O que mais chamou-nos a atenção foi o projeto de Capoeira implatado na escola. Os alunos voltam a tarde para a escola para participar do projeto, mesmo morando a uma distância consideravel da escola.
Notamos que o sucesso e as boas condições da escola da Cachoeirina se deve ao empenho do corpo discente e administrativo da escola. E registramos que é necessário conhecer as diversas realidades das escolas, pois muitas vezes temos um pré conceito formado que não condiz com a realidade.
A esquerda no centro a Serra que fica próxima a escola, nas demais fotos são os alunos.
A direita os alunos na quadra, a esquerda de cima para baixo: amarelinha no pátio, a quadra vista do lado de fora e a horta da escola.
A direita abaixo a professora de Educação Física e nas demais fotos os alunos do período vespertino.
Alunos do período matutino que participam do projeto de Capoeira da escola.
Não basta ir visitar, tem que participar!!!
Leandra (verde), Vanessa e Daniel componentes do grupo da disciplina GFD164 que realizou a visita na escola da Cachoeirinha, participaram da aula juntamente com os alunos.
Os vídeos abaixo apresentam fragmentos da aulas de Cantiga de roda e de Capoeira respectivamente, ministrados aos alunos da Escola Municipal Lafaite Pereira.
Não basta ir visitar, tem que participar!!!
Leandra (verde), Vanessa e Daniel componentes do grupo da disciplina GFD164 que realizou a visita na escola da Cachoeirinha, participaram da aula juntamente com os alunos.
Os vídeos abaixo apresentam fragmentos da aulas de Cantiga de roda e de Capoeira respectivamente, ministrados aos alunos da Escola Municipal Lafaite Pereira.
Acadêmicos: Daniel, Leandra e Vanessa.
Fui a escola com a espectativa de encontrar uma escola em péssimas condições de ensino e de estrutura física. Me supreendir imensamente. A escola é o oposto da minha imaginação. Corro o risco em afirmar que ela é melhor que muitas escolas urbanas. A merenda é ótima, o ensino é seriado, a infraestrutura, a limpeza, o comprometimento com a educação dos professores e demais funcionários e administradores é impecavel.
ResponderExcluirAulas de Educaçao Física e capoeira. Capoeira, se eu imaginava uma escola precária, a capoeira me deixou perplexa!!!
A Escola Municipal Lafaiete Pereira localizada na zona rural é um exemplo de com dedicação, empenho e amor dos profissionais a educação brasileira pode se tornar imensamente melhor do que é e formar cidadões que se orgulhem em citar a escola que o educou.
Eu também fui pensando que encontrariamos uma escola em pessima condicão, desde a infra estrutura ate a merenda escolar. Porém, a Escola Municipal Lafaiete Pereira não encontramos essa precariedade e sim um exemplo de ótima escola. A dedicação de todos os funcionários com os alunos, a preocupação com a formação dos demais etc.. Fica a dica vale a pena visitá-la... E conhecer essa realidade brilhante, que faz do lugar de trabalho um lugar acolhedor com amor e dedicação....
ResponderExcluirBom, eu achei muito interessante o projeto de capoeira da escola e o que também me chamou atenção é a forma de organização da escola e a infraestrutura que ela apresenta. Acreditamos que por ser escola na zona rural, não se tem muitas opções ou formas para ensinar.Com o relato do grupo a respeito desta escola, vemos que não, a escola me parece ser um lugar onde os estudantes realmente tem aprendido e explorado seus próprios conceitos sobre as atividade a eles dirigidas.
ResponderExcluir