Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Livro Educação Física na escola questões e reflexões










Autor: Suraya Cristina Darido







   O primeiro capítulo discute o modelo de Educação Física no século XX, o modelo militar e faz críticas a ele e o investimento feito pela ditadura no esporte, como forma de desvio de atenção.
  Neste capítulo trata também de várias concepções na educação física , a partir daí as ela apresenta e analisa essas abordagens Desenvolvimentista, Construtivista-Interacionista, Crítico-Superadora e Sistêmica, abordagens da Psicomotricidade, Crítico-Emancipatória, Cultural, aquela apoiada nos Jogos Cooperativos, no modelo de Saúde Renovada e também aquela relacionada aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
  No segundo capítulo trata-se de discutir o currículo científico pelo tradicional. O tradicional enfatiza as chamadas disciplinas práticas, o saber fazer para ensinar, especialmente as habilidades esportivas, e fazem clara distinção entre teoria e prática.
  O currículo científico, ao contrário, é empregado especialmente nas instituições públicas porque estas demandam poucos alunos por sala, bibliotecas com acervo ampliado, laboratórios de pesquisa, e principalmente professores engajados na produção do conhecimento.
  Já no terceiro capítulo e discutida a aprendizagem motora e os principais problemas estudados na aprendizagem motora, enquanto pesquisa básica, são: como a aprendizagem de diferentes habilidades motoras ocorre, quais variáveis determinam a velocidade da aprendizagem de habilidades motoras e quais variáveis determinam quanto tempo se mantém a lembrança das habilidades aprendidas.
  Destaca as diferenças entre pesquisas aplicadas e básicas, onde As pesquisas aplicadas caracterizam-se por voltar-se para problemas imediatos do mundo real; utilizar-se de sujeitos humanos, e não implicar um rigoroso controle das variáveis envolvidas. E as pesquisas básicas preocupam-se com problemas teóricos, são realizadas em situações de laboratório, frequentemente utilizam animais como cobaias e exigem condições cuidadosamente controladas. A aplicação direta desses resultados é bastante limitada.
  No quarto e último capítulo a autora traz um estudo feito com sete profissionais formados em universidades públicas (USP ou UNESP) e que estão ou estiveram engajados em programas de pós-graduação. Este grupo de professores de Educação Física foi selecionado através de contatos pessoais.
  A presente pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo descritiva. Através desta abordagem procurou-se registrar, descrever, analisar e interpretar as ações dos professores de Educação Física no seu cotidiano, objeto de estudo deste trabalho.
  Tendo como resultado que os professores mostraram-se favoráveis a uma maior variedade de atividades práticas, o que inclui as diferentes modalidades e as práticas de ensino e os estágios, além de uma maior aproximação entre o ensino da Aprendizagem Motora e os problemas enfrentados por eles em situações reais de ensino.
 Como considerações ou recomendações finais sugere-se que os cursos de formação profissional procurem novos modelos, principalmente que considerem as expectativas dos professores em relação a uma maior aproximação teórico-prática.

Um comentário: