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quarta-feira, 11 de maio de 2011

Livro: Educação Física para o Pré-escolar


O livro fala sobre os comportamentos e atitudes das crianças, o objetivo da pré-escola, características e necessidades das crianças, desenvolvimento psicomotor, materiais e suas confecções.

O que é o pré-escolar?


A pré-escola é um poderoso socializador e educador, levando a criança a desenvolver sua criatividade, promovendo também um equilíbrio geral.


Entrada na pré-escola-Adaptação


É doloroso para a criança e o fato de ficar afastadas das pessoas queridas. Ao mesmo tempo, esse sofrimento, essa aflição, é algo que ela poderá aprender a suportar, se não for excessivo. O importante é introduzi-la aos poucos. As atitudes adquiridas em relação à aprendizagem terão efeitos duradouros, pois ela necessitará adaptar-se a três níveis: emocional, social e intelectual. É preciso se dar conta de quanto é importante essa primeira experiência.


O que é infância?


A idéia de a infância é um paraíso um tempo de inocência e alegria serena existe apenas na cabeça dos adultos. No inicio seus pais são seres super-poderosos. Personagens mágicos, adivinhando desejos secretos, executam façanhas miraculosas. Gradualmente a criança toma consciência de um mundo objetivo. Este mundo mágico é instável. Às vezes a fada boa vira bruxa. Somos obrigados a interferir no prazer da criança, não apenas por motivos práticos, que surgem diariamente no decorrer da educação de uma criança (saúde, segurança, exigências da família...), mas também para possibilitar a evolução de um homem e uma mulher civilizada.


O direito de sentir


Ao nos esforçarmos em proteger as crianças das emoções dolorosas , podemos impedi-las de usar os melhores meios que dispõem para dominar as experiências dolorosas.Protege-las em excesso, das frustrações e sentimentos dolorosos,impedir o amadurecimento e futura segurança.


Pensamento é diferente de ação


Pensamentos e ações são diferentes, os pensamentos não podem provocar conseqüências, mais as ações sim.


Ansiedade


É uma reação instintiva ao perigo e as repetições normais de uma experiência que causa ansiedade, ajudam a criança a vencer a sensação de perigo, e a reação de choque vai diminuindo. Ex: a entrada na escola causa ansiedade, conforme ela acostuma com a ausência da mãe ela vai superando essa ansiedade. Cabe-nos observar e ajuda-la para que essa ansiedade seja produtiva em sua vida.


Psicologia do castigo


Teoricamente um castigo deveria dar uma lição ou corrigir. Calcula os riscos: prazer x sofrimento. Algumas crianças têm um sistema de contabilidade, armam o castigo para pagar a divida em parcelas. Uma surra não prejudica mais também não favorece. Se o castigo é exagerado, se ultrapassa a tolerância da criança, não trará efeitos benéficos, apenas, estimulando a sensação de ter sido injustamente tratada, originando sentimentos hostil e negativo.


Motivação


A imaginação da criança deve ser estimulada. Acriança motivada pode aprender, a ler e escrever, de forma que expresse expondo seus pensamentos. Cabe-nos fortalecer seu pensamento, ate que ela possa utilizar o meio verbal. Deve-se concentrar naquilo que há de mais forte em toda criança: sua motivação interior, de desenvolvimento.


Sexualidade


Primeiras descobertas de seu próprio corpo e diferenças entre os outros corpos.Criança de 5 e 6 anos que acabam de se afastar da magia e aprendem a não acreditar em nada,sem que aja provas.

Objetivo da pré-escola


Geral - Desenvolver harmonicamente os aspectos: físico, emocional, social, intelectual e comparar o possível atrazo no desenvolvimento.


Especifico – Proporcionar atividades que visam o desenvolvimento da linguagem, criativa expressão, e que contenham atitudes higiênicas, morais e sociais.


Objetivo da Educação Física para a pré-escola


Geral – Desenvolvimento (físico-mental) controle corporal, habilidade motora, responsabilidade, comunicação e expressão, valores pessoais e sociais.


Específicos


1- Esquema corporal: conhecer o corpo e todas as suas partes e segmentos.
2-
Orientação espaço temporal: orientar movimentos que discriminem localização, direção e dimensão.
3- Qualidades físicas: estruturar movimentos de coordenação, deslocamento, que requeiram força, agilidade, flexibilidade, velocidade e resistência.
4-
Expressão corporal: imitações de animais e pessoas, movimentos ritmados.

5-
Recreação: Jogos e brinquedos cantados, dramatizações e mímicas.


Características de criança de três anos


Já possuem potenciais recebidos do meio familiar, dependem da estimulação do meio que expressão. São mais independentes, imitam os adultos em palavras e atitudes, e surpreendem com sua criatividade e originalidade. Podendo ter vocabulário de 5 anos e atitudes de um ano. E seu raciocínio é pré-operacional, preconceitual e tem pensamentos mágicos. Tem sentimentos excessivos de prosperidade: posse de brinquedo e da mãe, etc.


Características de criança de quatro anos


Está interessada em aprender o que é real e o que é faz de conta. É no fim desse período que se localiza a idade dos “porque”. A representação teatral é a brincadeira mais importante nessa idade, pois expressa suas necessidades, começa a fase de identificação, e por mais segura de suas identidades dividem afeição, tolera mais as coisas que devem ser mais partilhadas, grande passo para se libertar da possessividade. Podem se tornar mandonas e dominadoras. Aqui ainda procura imitar a linguagem dos adultos.


Características da criança de cinco anos


Tem ou deverá ter os primórdios de certo e errado, pois seu senso de realidade é maior. Período mais tranqüilo e independente, onde apresenta melhor preparo de aprendizado escolar e suas disciplinas. São criticas consigo mesmas. São capazes de sentimentos como generosidade, paciência, tenacidade, cuidado e orgulho. A professora (o) oferece um novo tipo de adulto que ela tenta imitar e agradar. Não é fácil ser sociável precisa de alguns períodos de solidão e isolamento. É instável nas amizades. A criança deve ser encorajada em fazer uso de suas habilidades o que exigem persistência e concentração. Sabe se lavar, ir ao banheiro, vestir-se, conhecem mês e ano, o medo é a principal causa da mentira. Se expressa com frases curtas e completas. Meninos e meninas brincam juntos, mas os interesses começam a se diversificar.


Características da criança de seis anos


Esta despertando para a realidade do mundo.Aprender a explorar meio sente que é superior as crianças mais novas .Quer saber de tudo, como nascem dias da semana. Tem um pouco de seqüência lógica: inicio, meio e fim. Seu raciocínio é a partir de experiências reais, pois sua memória é maior. Constrói noção de tempo, espaço, velocidade, peso e etc. Já se organiza em grupos maiores, preocupa-se com boa aparência, é afetiva e senti necessidade de carinho.


Necessidades básicas


1- Segurança material-boa alimentação, dormir o suficiente, fazer exercícios e etc.

2- Segurança emocional-sentir que os pais a querem muito e que é importante para alguns.
3-
Amor-sentir amada por todos.

4-
Segurança intelectual-apoio do adulto para o desenvolvimento de formas de pensar e decidir.

5-
Recreação-atravez da brincadeira, da imaginação ela busca equilíbrio entre seus impulsos, desejos e interesses.

6-
Orientação-para saber o que é certo e errado.


Níveis do esquema


Equilíbrio-capacidade para assumir e sustentar posição do corpo contra a lei de gravidade.


Coordenação
-Ação conjunta do sistema nervoso central e da musculatura esquelética, objetivando o movimento.


Estruturação espacial - é perceber as posições, direções, distancia tamanha, a forma do corpo enfim, todos os caracteres geométricos do corpo: encima, dentro, fora...


Estrutura temporal - orientar-se no tempo distinguir o rápido do lento.


Lateralidade - Durante o crescimento se define uma dominância lateral na criança: será mais forte, mais ágil do lado direito ou esquerdo.


Sugestões de atividades


Esquema corporal
– Sentar, levantar, ajoelhar, deitar, pular, empurrar, balançar, atividades rítmicas, andar e correr de diversas maneiras, subir e descer escadas, rampas, transportar objetos com a cabeça, mão e pés, segurar e passar objetos, mão direita pé esquerdo.


Espaço temporal
– que propiciem localização: à frente, atrás, ao lado, embaixo, encima, perto, longe, partida, chegada, rápido, lento, mais forte, mais fraco, ziguezague, com ou sem música.


Qualidade física – Exercício de imitação, acrobacia simples, equilíbrio postural, força, flexibilidade, agilidade, atividades rítmicas.


Expressão corporal
– Atividades imitativas e dramatizações, representação mímica de animais, dança de ritmos e passos simples, interpretarem trechos musicais, interpretar sentimentos de raiva, alegria, tristeza, etc.


Recreação – Jogos –Amarelinha, bolas de gude, corda, foguinho, barra manteiga, lenço atrás, torre, gato e rato, frade, pega-pega, calçadinha, frango e raposa, chicote queimado. Rodas cantantes: Canoa virou, caranguejo, carneirinho carneirão,o cravo brigou com a rosa, escravo de Jô, atirei o pau no gato, e adivinhações.


Materiais recicláveis


Garrafas de detergente, barbante, bola de jornal, tacos, bastões, saquinhos de areia, bolas de borracha, pneus.


Critérios


1-segurança

2-adequação
3-solidez

4-polivalência

5-transmissão de valor-que forneça valores de forma marcantes.

6- gratuidade-que despertem curiosidade e solicite criatividade


*Conhecimento da realidade da escola

*Elaboração de objetivos
*Partindo para ação


Como selecionar os conteúdos da pré-escola?


Não se pode limitar a uma lista de itens especifica a serem assinaladas por ela, mas sim, a uma lista de situações e atividades que favoreçam o desenvolvimento da criança nos seus vários aspectos psicomotores, lingüísticos, sociais e cognitivos.


Papel do educador


Trazer situações e materiais variados que sugere idéias interessantes e que motivem a criança, saber incentivar a criança a descobrir por ela mesma.


Conclusão


Este trabalho, por certo trará benefícios para o desenvolvimento das crianças e consequentemente informações para nós futuros professores.



Fernanda Ferreira Rodrigues

3 comentários:

  1. Gostei muito da apresentação deste livro, o que mais me facinou foi e a parte que mostrava a construção de brinquedos a partir de materiais reciclados.
    Graduanda Leandra Sousa.

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  2. Também achei muito interesante sobre os brinquedos produzidos apartir de materia reclicado. Nao podemos descartar essa opção, principalmente porque em algumas escolas o material esportivo é escasso. Além disso,é importante que as crianças desenvolvam essa concepção do reaproveitamento.

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  3. eu achei muito bom o livro,na verdade, a apresentação da nossa colega Fernanda interessou e empolgou a todos.O assunto em si é muito interessante,principalmente a construção dos brinquedos reciclados

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