Pressupostos orientadores para o ensino dos "futebóis" na Educação Física Escolar...
Ms. Ricardo Rezer
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em educação Física (PPGEF/UFSC)
Professor da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó)
É evidente a diferença entre a produção acadêmica e a prática pedagógica na Educação Física Escolar causando uma angustia no professor sobre como agir. Deve-se pensar em "para que fazer" e não em "dar o que" nas aulas de Educação Física.
"Futebóis" é o termo utilizado para se tratar pedagogicamente o futebol e o futsal como conhecimento da cultura corporal do movimento sem desconsiderar os elementos específicos dos mesmos. Compreende-se como "futebóis" : futebol de vázea, de são, de praia, de botão, futivôlei, totó, "pelada", "racha" entre outros, segundo DAMOL (2007).
Fase I - Ensino Fundamental 6 a 11 anos
Brincadeiras de bolas com os pés...
Onde as crianças brincam, há tesouros enterrados (BENJAMIN, 2002).
Através das brincadeiras e jogos são possiveis pedagogicamente:
* Periodo propicio para experimentaçaõ e descoberta possibilitando aos alunos uma relação prazerosa com a bola;
* As aulas devem apresentar diversificação de materiais articulado com a bola;
* Permitir aos aulunos desenvolverem um relacionamento individual e coletivo e troca de experiências aluno-aluno, aluno-professor e professor-aluno;
* Explorar o imaginári, lúdico nos alunos;
* Valorizar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física e introduzir a tática e desafiar os alunos nas soluções do jogo.
Resgate de jogos populares/de rua...
Ao trazer para as aulas de Educação Física os jogos de rua pode ampliar a forma crítica e o conhecimento sobre jogos. Os alunos devem ter autonomia para organizar os jogos e serem levados a perceberem o erro negativo como forma de rendimento. Deve haver interferências do professor respeitando a cultura lúdica do jogo.
Fase II - Ensino Fundamental 11 a 14 anos
Jogos esportivos...
O futebol e o futsal devem ser introduzidos nas aulas de Educação Física. As aulas devem trazer conhecimentos específicos para que os alunos tenham condições objetivas para jogar bem e sentir-se bem, tanto como sujeito, como parte do coletivo que joga.
Jogos eletrônicos...
estes são muito atrativo para os alunos, mas se faz necessário que o professor dominem os jogos para não se tornarem vulneráveis. Um exemplo de jogo de futebol é o FIFA.
Fase III - Ensino Fundamental e Médio 14 a 17 anos
Aprofundamentos técnico-tático...
Nas aulas o conteudo específico deve ser trabalhado, faz-se necessário compreender conceitualmente técnica e tática a partir de uma relação de indissociabilidade. O estudante deve ser levado a pensar e resolver os problemas do jogo a partir de modificações nas situações de jogo.
Fase IV - Tematização para as diferentes fases escolares.
Jogos de salões...
Jogos desenvolvidos em espaços fechados e com redução de jogadores. Estes contém grande riqueza de conhecimentos técnicos e culturais, representando uma proposta séria, fruto de um planejamento pedagógico nas aulas de Educação Física.
Considerações Finais
Faz necessário entender que a Educação Física não é apenas um espaço para divertir e jogar e sim um espaço que deixa marcas e saberes e conhecimentos que nunca mais vão se perder.
A construção de uma cultura escolar para o ensino do esporte se dá a uma tensão permanente entre aquilo que existe e precisa ser ensinado ( tradição) e aquilo que pode ser construído (em aberto).
Os pressupostos aqui apresentados contribuem para ampliar a relação entre teoria e prática na Educação Física Brasileira.
Graduanda Leandra Sousa
Este artigo pincela como deve ser ministrado o conteúdo "futebóis" nas aulas de Educação Física.
ResponderExcluirE o que mais ames para me chama atenção é o uso de ministração do conteúdo, aproximando a realidade do aluno ao professor, mas se faz necessário que o professor saiba usar muito bem todo essa aparato tecnológico.
Graduanda Leandra Sousa.