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quarta-feira, 4 de maio de 2011



Pressupostos orientadores para o ensino dos "futebóis" na Educação Física Escolar...



Ms. Ricardo Rezer



Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)



Doutorando do Programa de Pós-Graduação em educação Física (PPGEF/UFSC)



Professor da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó)







É evidente a diferença entre a produção acadêmica e a prática pedagógica na Educação Física Escolar causando uma angustia no professor sobre como agir. Deve-se pensar em "para que fazer" e não em "dar o que" nas aulas de Educação Física.



"Futebóis" é o termo utilizado para se tratar pedagogicamente o futebol e o futsal como conhecimento da cultura corporal do movimento sem desconsiderar os elementos específicos dos mesmos. Compreende-se como "futebóis" : futebol de vázea, de são, de praia, de botão, futivôlei, totó, "pelada", "racha" entre outros, segundo DAMOL (2007).







Fase I - Ensino Fundamental 6 a 11 anos







Brincadeiras de bolas com os pés...



Onde as crianças brincam, há tesouros enterrados (BENJAMIN, 2002).



Através das brincadeiras e jogos são possiveis pedagogicamente:



* Periodo propicio para experimentaçaõ e descoberta possibilitando aos alunos uma relação prazerosa com a bola;



* As aulas devem apresentar diversificação de materiais articulado com a bola;



* Permitir aos aulunos desenvolverem um relacionamento individual e coletivo e troca de experiências aluno-aluno, aluno-professor e professor-aluno;



* Explorar o imaginári, lúdico nos alunos;



* Valorizar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física e introduzir a tática e desafiar os alunos nas soluções do jogo.







Resgate de jogos populares/de rua...



Ao trazer para as aulas de Educação Física os jogos de rua pode ampliar a forma crítica e o conhecimento sobre jogos. Os alunos devem ter autonomia para organizar os jogos e serem levados a perceberem o erro negativo como forma de rendimento. Deve haver interferências do professor respeitando a cultura lúdica do jogo.







Fase II - Ensino Fundamental 11 a 14 anos







Jogos esportivos...



O futebol e o futsal devem ser introduzidos nas aulas de Educação Física. As aulas devem trazer conhecimentos específicos para que os alunos tenham condições objetivas para jogar bem e sentir-se bem, tanto como sujeito, como parte do coletivo que joga.







Jogos eletrônicos...



estes são muito atrativo para os alunos, mas se faz necessário que o professor dominem os jogos para não se tornarem vulneráveis. Um exemplo de jogo de futebol é o FIFA.







Fase III - Ensino Fundamental e Médio 14 a 17 anos







Aprofundamentos técnico-tático...



Nas aulas o conteudo específico deve ser trabalhado, faz-se necessário compreender conceitualmente técnica e tática a partir de uma relação de indissociabilidade. O estudante deve ser levado a pensar e resolver os problemas do jogo a partir de modificações nas situações de jogo.







Fase IV - Tematização para as diferentes fases escolares.







Jogos de salões...



Jogos desenvolvidos em espaços fechados e com redução de jogadores. Estes contém grande riqueza de conhecimentos técnicos e culturais, representando uma proposta séria, fruto de um planejamento pedagógico nas aulas de Educação Física.







Considerações Finais



Faz necessário entender que a Educação Física não é apenas um espaço para divertir e jogar e sim um espaço que deixa marcas e saberes e conhecimentos que nunca mais vão se perder.



A construção de uma cultura escolar para o ensino do esporte se dá a uma tensão permanente entre aquilo que existe e precisa ser ensinado ( tradição) e aquilo que pode ser construído (em aberto).



Os pressupostos aqui apresentados contribuem para ampliar a relação entre teoria e prática na Educação Física Brasileira.



Graduanda Leandra Sousa























Um comentário:

  1. Este artigo pincela como deve ser ministrado o conteúdo "futebóis" nas aulas de Educação Física.
    E o que mais ames para me chama atenção é o uso de ministração do conteúdo, aproximando a realidade do aluno ao professor, mas se faz necessário que o professor saiba usar muito bem todo essa aparato tecnológico.
    Graduanda Leandra Sousa.

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