A construção do saber ensinar caratê nas aulas de educação física
Ms. YURI MARCIO E SILVA LOPES E
Es. ALINE DE OLIVEIRA VIEIRA
METODOLOGIA
Este estudo utilizou de etnografia como opção metodológica . A descrição da pratica pedagógica refere-se as aulas de Educação Física ministrada no EMEF centro de jacaraípe Serra-ES, com alunos correspondentes ao 5º ano do ensino fundamental. Foi realizado um estudo descritivo sobre os saberes profissionais e didático-pedagógico desenvolvidos nas aulas de Educação Física .
DISCUSSÃO
Os saberes docentes são considerados aspectos fundamentais da pratica pedagógica, que implica no processo formativo dos professores.
Esses autores concebem os professores como sujeitos protagonistas na produção de saberes pedagógicos
O contexto deste estudo esta situado em um ambiente de trabalho onde ambos os professores dividem as idéias e o mesmo espaço de atuação .
Neste estudo observou-se que embora os professores apresentassem trajetórias peculiares , eles tendiam a orientar-se pela mesma base esportiva .
A descrição e reflexão sobre a construção da pratica pedagógica dos professores de Educação Física para o ensino da luta
1º Haverá uma apresentação da postura dos professores ante o contexto de uma posição social de desvalorização desta disciplina e as limitações para a pratica da mesma .
2º Iremos nos ater ao aspecto didático- pedagógico mobilizado pelos professores para planejar e ensinar o conteúdo caratê nas aulas de Educação Física do EMEF.
O ensino do caratê nas aulas de Educação Física tinha por objetivo permitir a socialização e ampliação do repertorio de saberes , habilidades e atitudes dos alunos em torno dos elementos que constituem o caratê .
Procedimentais delimitados em torno das técnicas de defesa e ataques contusos
Conceituais Foram trabalhados o significado da auto-defesa, a historia, os costumes e as tradições japonesas
Valores foram intencionados o trato pedagógico para agir e refletir em torno do “bushido “.
Foi adotado a concepção de técnica corporal de Mauss, que é uma técnica que constitui-se de um determinado instrumento indissociável de uma engrenagem simbólica sócio-historica especifica. Objetivou-se o ensino da tecnica de luta do caratê aspectos simbólicos que possibilite a expressão dinâmica de cultura , que permite a reflexão dos saberes que constituem o caratê.
Estruturação das aulas :
Apresentação dos conteúdos
Experimentação
Aprendizagem
Reelaboração
“ Para abordar o ensino em valores, foram apresentados textos e leituras para que os alunos pudessem fazer uma interpretação , analise e dialogo no sentido em levar os alunos a refletirem sobre a realidade sócio-cultural em que estão inseridos”.
Conclusão
Este estudo levou a entender que a valorização profissional da Educação Fisica deve passar por uma introspecção e partilha de saberes, nosso desenvolvimento profissional depende da organização sistemática do trabalho que desenvolvemos.
O presente artigo nos leva a refletir sobre alguns pressupostos que poderam nos guiar duranta a ministração de uma aula de Karatê.
ResponderExcluirGraduanda Leandra Sousa.