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quarta-feira, 4 de maio de 2011

Artigo

A construção do saber ensinar caratê nas aulas de educação física

Ms. YURI MARCIO E SILVA LOPES E

Es. ALINE DE OLIVEIRA VIEIRA

METODOLOGIA

Este estudo utilizou de etnografia como opção metodológica . A descrição da pratica pedagógica refere-se as aulas de Educação Física ministrada no EMEF centro de jacaraípe Serra-ES, com alunos correspondentes ao 5º ano do ensino fundamental. Foi realizado um estudo descritivo sobre os saberes profissionais e didático-pedagógico desenvolvidos nas aulas de Educação Física .


DISCUSSÃO

  • Os saberes docentes são considerados aspectos fundamentais da pratica pedagógica, que implica no processo formativo dos professores.

  • Esses autores concebem os professores como sujeitos protagonistas na produção de saberes pedagógicos

  • O contexto deste estudo esta situado em um ambiente de trabalho onde ambos os professores dividem as idéias e o mesmo espaço de atuação .

  • Neste estudo observou-se que embora os professores apresentassem trajetórias peculiares , eles tendiam a orientar-se pela mesma base esportiva .



A descrição e reflexão sobre a construção da pratica pedagógica dos professores de Educação Física para o ensino da luta

Haverá uma apresentação da postura dos professores ante o contexto de uma posição social de desvalorização desta disciplina e as limitações para a pratica da mesma .

Iremos nos ater ao aspecto didático- pedagógico mobilizado pelos professores para planejar e ensinar o conteúdo caratê nas aulas de Educação Física do EMEF.

O ensino do caratê nas aulas de Educação Física tinha por objetivo permitir a socialização e ampliação do repertorio de saberes , habilidades e atitudes dos alunos em torno dos elementos que constituem o caratê .





Procedimentais delimitados em torno das técnicas de defesa e ataques contusos

Conceituais Foram trabalhados o significado da auto-defesa, a historia, os costumes e as tradições japonesas

Valores foram intencionados o trato pedagógico para agir e refletir em torno do “bushido “.


Foi adotado a concepção de técnica corporal de Mauss, que é uma técnica que constitui-se de um determinado instrumento indissociável de uma engrenagem simbólica sócio-historica especifica. Objetivou-se o ensino da tecnica de luta do caratê aspectos simbólicos que possibilite a expressão dinâmica de cultura , que permite a reflexão dos saberes que constituem o caratê.


Estruturação das aulas :

  • Apresentação dos conteúdos

  • Experimentação

  • Aprendizagem

  • Reelaboração

Para abordar o ensino em valores, foram apresentados textos e leituras para que os alunos pudessem fazer uma interpretação , analise e dialogo no sentido em levar os alunos a refletirem sobre a realidade sócio-cultural em que estão inseridos”.


Conclusão

Este estudo levou a entender que a valorização profissional da Educação Fisica deve passar por uma introspecção e partilha de saberes, nosso desenvolvimento profissional depende da organização sistemática do trabalho que desenvolvemos.



Um comentário:

  1. O presente artigo nos leva a refletir sobre alguns pressupostos que poderam nos guiar duranta a ministração de uma aula de Karatê.
    Graduanda Leandra Sousa.

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