Metodologia de ensino da Educação Física:
Coletivo de autores
O livro discute questões teórico-metodológicas da Educação Física, tomando-a como matéria escolar que trata, pedagogicamente, temas da cultura corporal, ou seja, os jogos, a ginástica, as lutas, as acrobacias, a mímica, e esporte e outros.
Cap. 1: A Educação Física no Currículo Escolar: Desenvolvimento da Aptidão Física ou Reflexão sobre a Cultura Corporal
O professor precisa eleger, para sua prática, a perspectiva que responde as exigências atuais do processo de construção da qualidade pedagógica da escola pública brasileira. Um projeto político-pedagógico representa uma intenção, ação deliberada, estratégia.
Todo professor deve definir seu projeto político-pedagogico a fim de orientar a sua pratica na sala da aula: a relação com os alunos, o conteúdo para ensinar, como trata esse conteúdo cientifica e metodologicamente, valores e lógica. É preciso que o professor tenha bem claro qual o projeto de sociedade e de homem que persegue? Quais os interesses de classe que defende? Como articular suas aulas com este projeto de homem e de sociedade.
A perspectiva da Educação Física escolar voltada para a aptidão física, tem como objeto de estudo o desenvolvimento da aptidão física do homem, tem contribuído historicamente para a defesa dos interesses da classe no poder, mantendo a estrutura da sociedade capitalista.
Na perspectiva da reflexão sobre a cultura corporal, a dinâmica curricular, no âmbito da Educação Física, tem características bem diferenciadas das da tendência anterior. Busca desenvolver uma reflexão pedagógica sobre o acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história.
Cap. 2 :Educação Física Escolar: na direção da Construção de uma Nova Síntese
A Respeito da Pergunta: O Que é Educação Física?
Perguntar o que é Educação Física só faz sentido, quando a preocupação é compreender essa prática para transformá-la. Diferentes respostas têm sido historicamente construídas sem, contudo, contribuírem substancialmente para a superação da prática conservadora existente.
Algumas respostas carecem de uma teorização mais ampla sobre os fundamentos da Educação Física escolar, como por exemplo:
a) Educação Física é educação por meio das atividades corporais;
b) Educação Física é educação pelo movimento;
c) Educação Física é esporte de rendimento;
d) Educação Física é educação do movimento;
e) Educação Física é educação sobre o movimento.
No livro, o autor diz que a Educação Física é uma prática pedagógica que, no âmbito escolar, tematiza formas de atividades expressivas corporais como: jogo, esporte, dança, ginástica, formas estas que configuram uma área de conhecimento que podemos chamar de cultura corporal.
2. Breve Histórico da Educação Física:
No início do século XIX surge uma nova sociedade: a sociedade capitalista, onde os exercícios terão um papel destacado. Pra essa nova sociedade era um necessário um homem forte e ágil. O exercício físico se torna então receita e remédio, porque acreditava-se que através dele seria possível adquirir um corpo saudável, ágil e disciplinado exigido naquela época, mas se esqueciam que era necessário também mudar as condições de vida dos trabalhadores. E por fim os exercícios físicos acabam sendo vistos exclusivamente como fator higiênico assim como lavar as mãos, tomar banho e etc.
A preocupação com a inclusão dos exercícios físicos nos currículos escolares recebeu forças do surgimento de escolas de ginásticas na Alemanha. Porem essas escolas se mantiveram como associações livres, sendo necessário adaptações para posteriormente serem aplicadas a população escolar. A educação física na escola era ministrada por instrutores físicos do exercito que traziam os rígidos métodos militares. Não havendo diferença entre as aulas de educação física a escola e a instrução física militar. Em 1939 foi criada a primeira escola civil de formação de professores de educação física.
3. Os Movimentos "Renovadores'' na Educação Física:
Nas décadas de 70 e 80 surgem movimentos "renovadores" na educação física. Entre eles destacam-se a "Psicomotricidade". Os movimentos renovadores da educação física do qual faz parte o movimento dito "humanista" na pedagogia, se caracterizam pela presença de princípios filosóficos em torno do ser humano, sua identidade, valor, tendo como fundamento os limites e interesses do homem.
Relacionando-se aos princípios humanistas, surge uma outra tendência ligada ao movimento chamado Esporte Para Todos (EPT), que se caracteriza como movimento alternativo ao esporte de rendimento.
Essa concepção de Esporte Para Todos, coloca a autonomia do ser humano no centro. Não é o esporte que faz o homem, mas o homem que faz o esporte, ele determina o que, como, onde, quando, por quanto tempo, com quem, sob que regras, com que objetivos, sob que condições o praticam.
CAPITULO 3: Metodologia do Ensino da Educação Física: a Questão da Organização do Conhecimento e sua Abordagem Metodológica
1. O Conhecimento de que Trata a Educação Física: A Educação Física é uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada aqui de cultura corporal. Ela será configurada com temas ou formas de atividades, particularmente corporais, como as nomeadas anteriormente: jogo, esporte, ginástica, dança ou outras, que constituirão seu conteúdo. O estudo desse conhecimento visa apreender a expressão corporal como linguagem.
2.1 Esporte: O esporte, como prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal, se projeta numa dimensão complexa de fenômeno que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica. Por isso, deve ser analisado nos seus variados aspectos, para determinar a forma em que deve ser abordado pedagogicamente no sentido de esporte da escola e não como o esporte "na" escola.
2.2.Capoeira:A capoeira encerra em seus movimentos a luta de emancipação do negro no Brasil escravocrata. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explícita, a "voz" do oprimido na sua relação com o opressor. Seus gestos, hoje esportivizados e codificados em muitas "escolas" de capoeira, no passado significaram saudade da terra e da liberdade perdida: desejo velado de reconquista da liberdade que tinha como arma apenas o próprio corpo. Isso leva a entender a riqueza de movimento e de ritmou que a sustentam, e a necessidade de não separá-la de sua história, transformando-a simplesmente em mais uma "modalidade esportiva”.
2.3 Ginástica: Pode-se entender a ginástica como uma forma particular de exercitação onde, com ou sem uso de aparelhos, abre-se a possibilidade de atividades que provocam valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças, em particular, e do homem, em geral.
2.4 Dança:Considera-se a dança uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem. Pode ser considerada como linguagem social que permite a transmissão de sentimentos, emoções da afetividade vivida nas esferas da religiosidade, do trabalho, dos costumes, hábitos, da saúde, da guerra etc.
Faz-se necessário o resgate da cultura brasileira no mundo da dança através da tematização das origens culturais, sejam do índio, do branco ou do negro, como forma de despertar a identidade social do aluno no projeto de construção da cidadania.
CAPITULO 4:Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem em Educação Física:Significado da Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem em Educação Física:
A avaliação do processo ensino-aprendizagem é muito mais do que simplesmente aplicar testes, levantar medidas, selecionar e classificar alunos. E para compreender isso é necessário considerar que a avaliação do processo ensino-aprendizagem está relacionada ao projeto pedagógico da escola. Finalidades, Conteúdo e Forma para uma Proposta de Avaliação:
- O Projeto Histórico: Não basta mencionar que a avaliação deve estar referenciada nos objetivos do plano escolar. Deve-se ter em conta, claramente, o projeto histórico, ou seja, a sociedade na qual estamos inseridos e a queremos construir e o projeto pedagógico daí decorrente que se efetiva na dinâmica curricular, materializada nas aulas.
- As Condutas Humanas: envolve aspectos de conhecimento, habilidades e atitudes,levando-se em conta as condutas sociais dos alunos nas suas mais diversas manifestações, tendo a expressão corporal como linguagem.
- As Práticas Avaliativas: A superação de práticas mecânico-burocráticas (aplicar testes,selecionar alunos, dar notas, detectar talentos) pela busca de práticas produtivo-criativas e reiterativas, que possibilitem "mobilizar plenamente a consciência dos alunos, seus saberes e suas capacidades cognitivas, habilidades e atitudes.
Acadêmico Daniel Sales
Cada dia mais se faz necessário enxergar nossos alunos como um todo e valorizar a dimensão sociocultural na qual ele está inserido.Este livro ao meu ver contribui nesse aspecto de enxergar o aluno e sua totalidade.
ResponderExcluirGraduanda Leandra Sousa.